quarta-feira, 4 de julho de 2012

Partícula de Deus?

 Finalmente, está praticamente comprovada a existência da última (será?) peça do puzzle. Aquela que nos permite perceber como funciona o universo sub-atómico que nos compõe e consolidar o Standard Model. E isto é extremamento excitante (sim, perceberam bem) para quem quer perceber como é que chegámos até aqui e porque é que as coisas são como são.
 Há muito tempo que deixei de me sentir obcecada por estas questões e me conformei com a ignorância por coisas que até transcendem o mais ilustre dos cientistas. O infinito, o eterno, o nada absoluto, o antes e o depois. Acho mesmo que nunca haverá respostas definitivas. Mas, se o universo vai permitindo uma ou outra espreitadela, se hoje nos deu o tão aguardado bosão de Higgs e amanhã quem sabe o que virá, então só posso dizer que estou muito satisfeita por tais acontecimentos estarem a ocorrer no meu tempo de vida.


imagem daqui
imagem daqui

Sem comentários: