sexta-feira, 27 de julho de 2012

Santa Joana, Princesa de Portugal


imagem daqui

 Então conta a Wikipédia, que Santa D.Joana de Portugal, filha de D.Afonso V e de D.Isabel, nasceu a 6 de fevereiro de 1452 e foi a princesa herdeira da coroa portuguesa até ao nascimento do irmão, que assumiu o trono como D.João II. Recusou várias propostas de casamento de princípes e reis europeus (que grande doida!) e viveu grande parte da sua vida no Convento de Jesus de Aveiro mas nunca fez os votos para freira por ser uma princesa, a segunda na linha de sucessão ao trono. Morreu a 12 de Maio de 1490 (38 aninhos, tão novinha) e foi beatificada por Inocêncio XII em 1693, sendo a padroeira da cidade de Aveiro, que comemora o seu feriado precisamente no dia 12 de Maio. Mas atenção que ela não é santa nenhuma. A Igreja Católica apenas a reconheceu como beata mas parece que o nome Santa Joana Princesa pegou e a minha excelentíssima homónima ficou conhecida como tal.

 Actualização: consta ainda que "levava uma vida penitente, usando cilício sob as vestes reais e passando as noites em oração. Jejuava frequentemente e como divisa ou insígnia real usava uma coroa de espinhos".
 

Oração
Prece do amor incondicional

Deus, nosso Pai, Santa Joana tudo fez para aliviar as dores, os sofrimentos dos aflitos e dos necessitados. Seu coração foi terno e misericordioso; seu espírito, despojado; sua vida, fundada na simplicidade e na busca do Reino de Deus. Queremos também, nós, apoiados pela vossa graça redentora, redobrar a nossa confiança em vós e tudo fazer para que o optimismo, a coragem, a fé e a esperança na vida sejam nossas armas contra aquilo que nos contraria, nos entristece, arrefecendo a nossa vontade de viver e superar as dificuldades que se abatem contra nós. Senhor, Deus nosso Pai, nós cremos nas promessas que a nós reservais já aqui nesta terra: viver em comunhão convosco e com nossos irmãos, pois somente assim somos fortes, somente assim guardamos a esperança na vida.

fonte: aqui

Sem comentários: